Este belo jardim, com canteiros de plantas anuais divididos por buxo, localizado no centro da Vila de Ponte de Lima, junto ao edifício dos Paços do Concelho, evoca o nome do Dr. Adelino Ribeiro Sampaio, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima de 1923 a 1926, que desempenhou durante o seu mandato uma acção importante e de grande notabilidade em relação ao desenvolvimento de obras públicas.
Entre outras iniciativas, o Dr. Adelino Sampaio valorizou o concelho de Ponte de Lima ao mandar edificar, em 1923, a estância da Madalena, sobranceira à vila, envolta de frondosos espaços ajardinados, popularmente conhecida por Monte da Madalena, por ali existir a capela que invoca Santa Maria Madalena.
Esta Figura Limiana foi distinguida pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em 21 de Junho de 1975, com a atribuição do seu nome a este jardim, que anteriormente assumira o nome de Jardim António Sardinha.
Para além dos Paços do Concelho, o Jardim Dr. Adelino Sampaio enquadra ainda importantes monumentos de Ponte de Lima, com destaque para o Pelourinho; a Casa Torreada dos Barbosa Aranha, onde funciona o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde (CIPVV); o Monumento ao Poeta António Feijó; e a Fonte da Vila. Integrado neste jardim está ainda um coreto e um relógio de sol, e, a poucos metros de distância, o Monumento à Rainha D. Teresa, fundadora de Ponte de Lima, por Foral de 4 de Março de 1125.
Fotografias: Amândio de Sousa Vieira
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões