Jardim Dr. Adelino Sampaio

 

Jardim Dr. Adelino Sampaio


 

Este belo jardim, com canteiros de plantas anuais divididos por buxo, localizado no centro da Vila de Ponte de Lima, junto ao edifício dos Paços do Concelho, evoca o nome do Dr. Adelino Ribeiro Sampaio, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima de 1923 a 1926, que desempenhou durante o seu mandato uma acção importante e de grande notabilidade em relação ao desenvolvimento de obras públicas.

Entre outras iniciativas, o Dr. Adelino Sampaio valorizou o concelho de Ponte de Lima ao mandar edificar, em 1923, a estância da Madalena, sobranceira à vila, envolta de frondosos espaços ajardinados, popularmente conhecida por Monte da Madalena, por ali existir a capela que invoca Santa Maria Madalena.

Esta Figura Limiana foi distinguida pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em 21 de Junho de 1975, com a atribuição do seu nome a este jardim, que anteriormente assumira o nome de Jardim António Sardinha.

Para além dos Paços do Concelho, o Jardim Dr. Adelino Sampaio enquadra ainda importantes monumentos de Ponte de Lima, com destaque para o Pelourinho; a Casa Torreada dos Barbosa Aranha, onde funciona o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde (CIPVV); o Monumento ao Poeta António Feijó; e a Fonte da Vila. Integrado neste jardim está ainda um coreto e um relógio de sol, e, a poucos metros de distância, o Monumento à Rainha D. Teresa, fundadora de Ponte de Lima, por Foral de 4 de Março de 1125.

 

  Fotografias: Amândio de Sousa Vieira

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões