O Largo Dr. António de Magalhães, espaço aprazível, com canteiros de plantas arbustivas, localizado no centro da Vila de Ponte de Lima, na proximidade do antigo Colégio D. Maria Pia, dos edifícios do Arquivo Municipal e do Gabinete Terra, da Villa Belmira e da Farmácia Brito, evoca o notável Jurisconsulto e Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima António de Magalhães Barros de Araújo Queiroz, pai do Conselheiro António de Magalhães.
O Dr. António de Magalhães nasceu em Ponte de Lima, a 12 de Fevereiro de 1838, e faleceu em Ponte de Lima, a 19 de Dezembro de 1888, tendo-se empenhado no progresso de Ponte de Lima, promovendo a abertura de ruas, estradas e edificação de escolas. Entre as suas iniciativas destaca-se a criação do “Asylo Dona Maria Pia” (Colégio D. Maria Pia), instituição destinada a apoiar os mais desvalidos.
Fotografias: Amândio de Sousa Vieira
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões