O Jardim Sebastião Sanhudo, contíguo à marginal do rio Lima e disposto paralelamente ao Passeio 25 de Abril, ocupa o espaço compreendido entre a Alameda de S. João e a Avenida dos Plátanos, sendo constituído por extensos relvados e por canteiros com diversas espécies anuais, nomeadamente roseiras e rododendros.
Sebastião Sanhudo (Sebastião Sampaio de Sousa Sanhudo) foi um caricaturista notável, autor e editor de diversas publicações humorísticas e fundador da Litografia Portuguesa.
Nasceu na vila de Ponte de Lima, em 20 de Fevereiro de 1851, e faleceu na cidade do Porto, em 17 de Agosto de 1901.
Considerado um dos maiores representantes do humorismo nortenho, o seu espírito crítico e irreverente não poupou a sociedade do seu tempo às suas ironias em ilustrações publicadas no jornal “O Sorvete”, do qual foi fundador, proprietário e ilustrador, bem como noutras publicações como “O Pae Paulino”, “O Piparotes”, “Les Lusiades Travesties”, “A Corja”, "Portugal Artístico, de Raspão” e o almanaque “O Cosmorama”.
Em 2011, para assinalar os 160 anos do seu nascimento, a Câmara Municipal de Ponte de Lima atribuiu o seu nome a este espaço, com o objectivo de perpetuar e homenagear esta ilustre Figura Limiana, reconhecida como uma das mais notáveis figuras da História da Caricatura Portuguesa.
Fotografias: Amândio de Sousa Vieira
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões