O Jardim do Ciclo da Água (Irlanda)

O Jardim do Ciclo da Água (Irlanda)


Concepção da ideia e concepção técnica

  • Keith Double B. A. Hons - Arquitecto Paisagista
  • Paul Cox - Técnico Especialista em Design da Paisagem e Jardinagem Pública

 

Produção

  • Município de Ponte de Lima

 

A água cobre 71% da superfície da Terra. É vital para todas as formas de vida conhecidas e sem ela todo o crescimento de plantas e animais seria impossível. Transforma o nosso planeta numa jóia azul, que brilha no universo e abriga uma rica diversidade de espécies de plantas e animais.

Da chuva ao arroio, ao ribeiro, ao rio, ao mar e, posteriormente, de volta à chuva, é um ciclo constante que controla, forma, cria e mantém a vida neste frágil planeta.

A acção gravitacional da nossa vizinha lua actua para nos dar as marés, sem as quais de certeza nunca teríamos visto a vida como a conhecemos hoje.

Por sua vez, o sol vaporiza a água dos nossos oceanos, criando assim a precipitação que alimenta o ‘Jardim’ que é o nosso planeta.

A forma da Terra representa o crescimento das plantas e, enquanto a chuva cai, o sol brilha e cria os arcos-íris que nos lembram a beleza do nosso mundo natural.

Tudo isto é representado neste jardim do ciclo sem fim – O Ciclo da Água –, interminável, através dos quatro elementos principais: a Escultura da Lua, o Elemento Sol, a Forma da Terra e as Cadeias de Gotas de Chuva.

Existem dois bancos no jardim, um junto ao tronco no deserto rochoso e o outro junto à árvore robusta. Em qual se quer sentar?

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões