Dobrar a Paz (Áustria, Eslováquia, Holanda)

 

Dobrar a Paz (Áustria, Eslováquia, Holanda)


 

Concepção da ideia / Concepção técnica
Herm van der Linden, estudante

Norbert Nozdrovicky, estudante
Julia Wurm, estudante
Roland Wück, consultor
Ines Altrichter, aluna assistente
University of Natural Resources and Life Sciences - Vienna

Produção
Município de Ponte de Lima

Fotografias
Amândio de Sousa Vieira

 

O jardim é inspirado na história de uma jovem chamada Sadako Sasaki. Ela tinha dois anos quando a bomba atómica explodiu sobre Hiroshima em 1945. Dez anos mais tarde, desenvolveu leucemia, um efeito tardio comum entre os sobreviventes. Durante o seu internamento no hospital, tomou conhecimento de uma antiga lenda japonesa que diz que dobrar 1000 grous de origami concede um desejo. Inspirada, Sadako começou a dobrar grous na esperança de recuperar a sua saúde. Ela dobrou mais de 1.000 grous antes de sucumbir à doença. A sua história espalhou-se pelo mundo e o grou de origami tornou-se um símbolo do movimento internacional pela paz.

Para afirmar a sua própria paz, os visitantes têm a oportunidade de dobrar um grou de origami em duas estações de dobragem. Uma vez terminado, o grou pode ser colocado sobre as esculturas em forma de onda ou no centro do jardim.

A escultura no centro eleva-se no ar e tem como objetivo criar o efeito de grous que voam para longe e espalham a paz no mundo. Quando os grous são colocados sobre as pequenas esculturas, os visitantes entram em contacto com as plantas.

A seleção de plantas inclui muitas plantas aromáticas que exalam cheiro quando as tocamos. As bétulas caracterizam o espaço e chamam a atenção pelo seu efeito calmo e tranquilo e pelos seus troncos brancos. Além disso, existem dois bancos nos cantos do jardim para que os visitantes se possam sentar e apreciar o jardim.

Para chegar a este centro significativo, os visitantes devem primeiro atravessar a paisagem ondulada do jardim, que representa o caminho da cura e da esperança. Este ponto central é o hipocentro a partir do qual os caminhos irradiam para o exterior, como ondas.

“Dobrar a Paz” permite aos visitantes darem o seu pequeno contributo para a paz, dobrando um grou de origami.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões