Concepção da ideia e concepção técnica
Produção
O jardim pretende revisitar o emblemático objecto de celebração, de música, de festas e de alegria que está no coração dos jardins públicos e privados: o Coreto.
Propomos a criação dum “coreto vivo” como celebração da natureza, feito de vime vivo trançado (Salix sp.).
O coreto não se encontra implantado directamente no chão mas num recipiente que permite a plantação separada do vime e a sua mobilidade e adaptação a todo tipo de solo. Atente-se que o recipiente é também o chão do coreto.
Um espaço para dançar faz igualmente parte do coreto. É composto pelo piso colocado numa cama de areia e fica rodeado por uma linha de salgueiros vivos plantados, os quais formam uma sebe efémera que ganha altura à medida que serpenteia em volta da “pista de dança”, criando uma sensação de movimento.
Finalmente, para acentuar a fugacidade do jardim, propomos colocá-lo numa pradaria de flores vermelhas, o símbolo de tudo o que é alegre e efémero.
O público é conduzido para o coreto e para os espaços festivos de dança e diversão por um caminho de madeira que atravessa a pradaria inacessível. Decorado com bolas, o coreto oferece sensações variadas.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões