Honey Scape (Portugal)

Honey Scape (Portugal)


Concepção da ideia

  • Gonçalo Castro Henriques, X-Ref – Architectural Research & Development
  • BÖ01 – Gestão de Projecto LDA

 

Concepção técnica

  • Gonçalo Castro Henriques (X-Ref) programação, desenvolvimento construtivo e fabrico da estrutura
  • Carlos Sobral com X-Ref / paisagismo

 

Produção

  • X-Ref
  • BÖ01 – Gestão de Projecto LDA
  • Dagol Lda
  • Município de Ponte de Lima
  • Paulo Teodósio, Pedro Torres e Pedro Negrão — Mergelab
  • Hélder Carvalho
  • Gonçalo Castro Henriques

 

A instalação Honey Scape pretende ser um abrigo para o visitante, cativando-o pelo seu ambiente onírico com vegetação aromática. Este ambiente é definido por uma estrutura leve e transparente, baseada nos favos de mel, que pretende criar uma dinâmica de luz e cor ao longo do dia. A instalação evita mimetizar ou confrontar a paisagem, propondo uma sinergia homem, natureza e tecnologia.

O conceito de rede é utilizado para definir uma estrutura experimental leve e resistente em policarbonato alveolar. A geometria hexagonal dos favos é organizada segundo três referências – a do arco parabólico, das superfícies autoportantes e dos processos de adaptação material.

Assim, os favos funcionam em parte como as aduelas de um arco parabólico que se suportam mutuamente, adoptando uma configuração de uma superfície portante de dupla curvatura (parabolóide hiperbólico), ajustando a sua dimensão à sua posição relativa na estrutura. Como tal, os favos são maiores na base diminuindo de tamanho e altura até ao cimo da estrutura. Para gerar e manufacturar os componentes, recorreu-se ao uso de programação e de fabrico assistido por computador.

Para materializar esta estrutura complexa, desenvolveu-se um sistema construtivo low-tech. No entanto, tal como acontece com as abelhas nos favos, este sistema necessita de trabalho colaborativo para a sua montagem. O trabalho em rede e a auto-organização, tal como inspiraram a inteligência artificial, inspiraram também esta solução. Propõe-se arte-bio-tecnológica para uma simbiose homem/natureza.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões