Jardim Plástico (Espanha)

Jardim Plástico (Espanha)


Concepção da ideia

  • António Carvalho (Toné) — Designer

 

Concepção técnica

  • António Carvalho (Toné) — Designer
  • Maria Mallo — Designer

 

Produção

  • Município de Ponte de Lima

 

Este jardim é uma sopa de sensações, cozinhada numa enorme panela e servida em pratos e tigelas.

Pode ser degustada de garfo ou com colher mas, inevitavelmente, vai levar-nos a uma viagem pela infância e pela ficção.

Um festival de cor que transforma os objectos utilizados para comer numa composição escultórica, transportando o espectador para uma dimensão cujo limite apenas a mente de cada um pode definir.

Jardim Plástico é uma proposta que assume a procura da qualidade estética como objectivo principal – aquilo que, vulgarmente, se designa de arte pela arte.

Tal como numa história infantil ou num filme de ficção, esta proposta é um projecto plástico que renuncia às formas puras e cria sonhos.

A contemplação deste jardim faz-nos sentir criança e acreditar que tudo é possível.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões