O Festival Internacional de Jardins (FIJ) localiza-se em Ponte de Lima, na margem direita do rio Lima, entre a ponte medieval e a ponte Nossa Senhora da Guia. Tem uma área de cerca de 2,5 ha e organiza-se em quatro espaços: o estacionamento, a zona das piscinas e bar, a zona do parque de lazer e contemplação e a zona que definimos como o Festival Internacional de Jardins com 12 espaços distintos em forma e em área. Uma pérgula metálica coberta de trepadeiras estende-se ao longo deste espaço e separa a zona dos 12 canteiros do espaço de lazer e piscinas.
A ramada e as fruteiras que já existiam foram mantidas proporcionando aos visitantes mais sombra e a possibilidade de degustação dos seus frutos, tornando este espaço ainda mais acolhedor a quem o visita.
O FIJ é um evento anual que abre as suas portas ao público na última sexta-feira do mês de Maio e encerra a 31 de Outubro. Entre Novembro e Maio, desmontam-se os jardins e prepara-se a nova edição com toda a azáfama da construção.
A seleção dos jardins é realizada por um Júri qualificado e decorre após um concurso internacional, muito divulgado através da internet e pela “passagem de palavra” entre os criadores e visitantes. Qualquer pessoa pode concorrer independentemente da sua idade, profissão ou nacionalidade, o importante é a criatividade dos autores e a expressão de ideias inovadoras.
Desde 2006, primeiro ano de concurso, e até 2015, foram apresentadas 523 propostas oriundas dos vários continentes. O número de visitantes também tem vindo a aumentar de ano para ano.
Cada vez mais os profissionais da área do paisagismo, artistas, universidades, escolas, designers, apaixonados pela área da jardinagem, construtores e empresas, entre outros, procuram e visitam o FIJ, uns pela primeira vez, outros já com uma assiduidade anual, que voltam entusiasmados e curiosos com os amigos ou com a família, para mais um momento de criatividade e contacto com a natureza.
Em 2015, pela primeira vez, foi realizado o “Festival de Jardins das Escolinhas”, dirigido aos alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Ponte de Lima, constituído também por doze pequenos jardins.
Para obter mais informações pode consultar o site www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões