Concepção da ideia e concepção técnica
Maja Piwowarczyk, estudante
Marlena Piwowarczyk, estudante
Weronika Łuczyk, estudante (Vistula University)
Produção
Município de Ponte de Lima
Fotografias
Amândio de Sousa Vieira
O objetivo do projeto Jardim Terapêutico é fazer com que as pessoas lembrem a importância de cuidar da saúde mental, que muitas vezes é completamente negligenciada, uma vez que a palavra “saúde” está frequentemente associada apenas à nossa condição física.
Todo o conceito do projeto é baseado na pirâmide das necessidades da saúde mental. Encorajamo-lo a entrar no jardim descalço, pois todo o caminho está revestido de pedra e relva. Isto serve para aproximar as pessoas da terapia mental natural.
No jardim, existe um túnel dividido em 6 partes. Cada uma delas corresponde a um fragmento da pirâmide das necessidades da saúde mental. Passando por todo o túnel, o visitante experiencia a terapia e aumenta o conhecimento sobre a terapia mental natural. Ao lado do túnel encontra-se uma mesa de madeira, sobre a qual estão plantados morangos. Os visitantes podem apreciá-los. A mesa é também um pequeno lembrete da importância de cuidar da saúde física do nosso corpo.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões