Concepção da ideia e concepção técnica
Mykhailo Chumak, estudante (Vistula University)
Produção
Município de Ponte de Lima
Fotografias
Amândio de Sousa Vieira
A área inteira está dividida em 3 zonas: zona amarela, zona vermelha, zona azul. O visitante passa pelas zonas por essa ordem através dos arcos. Em cada zona, são plantadas diferentes plantas, respetivamente selecionadas por cor. Todas as áreas possuem postes com superfícies arredondadas e espelhadas, com frases: “és tão belo quanto este jardim”; “és tão belo quanto esta planta, árvore/flor, etc.”. Nos espelhos à saída, está escrito: “somos todos tão belos quanto estes jardins”; “somos todos tão belos quanto estas plantas, árvores, flores, etc.”
A mensagem principal é que somos todos diferentes, mas belos. Ao abordar o tema da saúde mental e da autoaceitação, o tema do jardim conecta-se ao tema de todo o parque: “jardins saudáveis”. O nome “os nossos jardins” significa os jardins da humanidade (o nosso jardim).
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões