Concepção da ideia
Alexandra Campos Teixeira, Engenheira Agrícola
Concepção técnica
Luís Pedro Sá e Melo, Arquiteto
Produção
Município de Ponte de Lima
Fotografias
Amândio de Sousa Vieira
“Mens sana in corpore sano” é uma citação latina, de todos conhecida, que põe em evidência a intrínseca relação entre saúde física e mental. Para a população em geral, cuidar do jardim ou cultivar uma pequena horta contribui para manter corpo e mente sãos, pois promove um estilo de vida mais saudável, cria objetivos, quebra a rotina e fortalece os laços sociais, combatendo o isolamento.
Este jardim procura mostrar, não só, a importância dos jardins para a preservação e melhoria da saúde da população em geral, mas especialmente destacar o seu contributo em contexto hospitalar, em particular na prestação de cuidados de saúde mental, dando a conhecer o conceito de “Jardim Terapêutico”, concretizado num “Jardim Sensorial”. Aqui, as experiências ou atividades encontram-se distribuídas ao longo de um designado “circuito sensorial”, que procura de uma forma direcionada, ainda que não exclusiva, estimular os diferentes sentidos.
Ao iniciar o percurso, o visitante encontra um conjunto de troncos de árvores, com diferentes texturas, sendo convidado a tocá-los, estimulando o sentido do tato. De seguida, encontramos dois canteiros elevados contendo plantas comestíveis, pondo em destaque o sentido do paladar. Surge depois um espaço com a “árvore dos sons”, onde se procura evidenciar o sentido da audição, que permite não só ouvir, mas também distinguir diferentes sons e a sua origem. Passando ao espaço dedicado ao sentido do olfato, o visitante encontra um maciço de plantas com fragrâncias fortes.
Por fim, uma vez que o sentido da visão domina significativamente os restantes, propomos um espaço de maior serenidade e contemplação, onde o visitante é convidado a repousar os sentidos. Terminado o circuito, surge uma mesa de trabalho onde é dada ao visitante a possibilidade de realizar diversas atividades de estimulação sensorial.
Em suma, este jardim pretende ajudar o visitante a refletir sobre o papel que os jardins têm no equilíbrio físico e mental do indivíduo, destacando a importância terapêutica que os mesmos podem ter nos cuidados de saúde mental.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões