Jardim Polinizador (Portugal e Luxemburgo)

Jardim Polinizador (Portugal e Luxemburgo)


 

Concepção da ideia e concepção técnica

Filipe Mesquita - Arquiteto Paisagista

 

Produção e apoio

Município de Ponte de Lima

 

Fotografias

Amândio de Sousa Vieira

 

 

O “Jardim Polinizador” propõe a criação de uma intervenção estética, ecológica e educativa. Os polinizadores desempenham um papel vital na reprodução das plantas, tornando-os fundamentais para o suporte dos ecossistemas. Os humanos também dependem dos polinizadores para sobreviver, pois dependem das plantas como fonte de alimento ou medicamento.

As mudanças climáticas impactam os polinizadores, alterando as estações de crescimento e floração das plantas e enfraquecendo as suas populações.

Plantar um jardim polinizador é por isso uma das melhores maneiras de atrair espécies de polinizadores, oferecendo igualmente alimento e abrigo a outros animais e assim estimular e preservar a biodiversidade.

Construção

A parcela é uma explosão de cores e texturas, conseguida principalmente através da plantação de plantas vivazes e anuais.

Um pequeno caminho convida à deambulação pelo espaço, contemplando as plantações, as estruturas construídas e, se atentos, abelhas ou borboletas.

Estruturas construídas

O jardim é pontuado por painéis recortados pela silhueta de alguns polinizadores tais como abelhas, borboletas, gorgulhos ou escaravelhos.

A escolha da silhueta como meio de representação pretende indicar o carácter volátil e frágil das populações de polinizadores que vêm desaparecendo ao longo do tempo.

Ao centro, escondido na explosão de flores coloridas, um único painel com a silhueta de uma mulher e um homem. Este painel representativo do Homem relembra-nos que também fazemos parte do ecossistema e que também nós estamos em perigo.

A estrutura central com 3 círculos concêntricos sobre o jardim lembra-nos que fazemos parte de um todo neste grande ecossistema que une todos os seres vivos que é o Planeta Terra.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões