Jardim Religare (Brasil e Portugal)

Jardim Religare (Brasil e Portugal)


Concepção da ideia

Valter Nu - Artista Visual

Cristina Bernardini – Curadora de Arte

Valdir Santana – Arquiteto Paisagista

 

Concepção técnica

Valter Nu - Artista Visual

Valdir Santana – Arquiteto Paisagista

 

Produção

Atlas Violeta Associação Cultural e Apoio Social aos Países de Língua Portuguesa;

Município de Ponte de Lima

 

Um jardim com seixos de pedras entrecortado por nichos de vegetações que tem como objeto ornamental atravessando todo o perímetro uma instalação artística uma escultura de 20 metros por 1.20 mts largura e 3.10 mts de altura. representando A serpente Boitatá entidade protetora da natureza nas religiões e folclores dos povos da Amazônia.

Esta escultura produzida dentro dos conceitos da eco arte é apoiada nas políticas éticas dos 5R (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recuperar e Reintegrar).

A enorme escultura em forma de serpente,é confeccionada com resíduos sólidos de tecnologia (sucatas) restos de cabos electro eletrônicos,de computadores, e o corpo da escultura revestido com teclados de computadores criando a ilusão óptica de escamas. No seu interior estão plantadas mudas de vegetação que germinadas dão outra textura e cor à escultura da serpente, criando a ilusão de mudança de pele da cobra.

Assim como a natureza, a escultura em forma de serpente terá mudanças imagéticas de acordo com as estações do ano.

Porquê uma serpente:

Elegemos o ícone da serpente como elemento unificador entre religiosidade e natureza.

A Sua representação é utilizada como símbolo de religiões, possuindo vários significados e aparecendo em diversas simbologias.

A serpente ou a cobra tem sido um símbolo de sabedoria, eternidade, cura, mistério, poder mágico, e santidade pela maior parte do mundo. O Seu símbolo até hoje é utilizado na medicina, e outras profissões de cura. A Serpente foi venerada na antiga Babilônia, México, Egito, bem como em diversas civilizações em diferentes períodos da humanidade. Em toda a linguagem mitológica a serpente é também um emblema da imortalidade.

A Sua representação do infinito com a sua cauda na sua boca (Ouroboros), e a constante renovação de sua pele e vigor, tornam vivos os símbolos da juventude continuada e eternidade.

A importância da Serpente (cobra) para o meio ambiente: Na natureza, a cobra - nome popular dado às serpentes - tem uma grande importância ambiental, pois sinaliza problemas nos seus habitats. Sendo animais pecilotérmicos (que têm sangue frio, e não mantêm a temperatura corporal), são muito sensíveis às mudanças climáticas e a quaisquer alterações que ocorram em seus habitats. Como todos os outros animais, as cobras também são de suma importância para o equilíbrio do ecossistema!

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões