Jardim da Vida (Polónia)

Jardim da Vida (Polónia)


Concepção da ideia e concepção técnica

Mohyi Mahmoud – Estudante

Khaled Ibrahim – Estudante

Karolina Beinarovica – Estudante

Tetiana Humeniuk - Estudante

Vistula University

 

Produção

Município de Ponte de Lima

 

A Religião é um sistema sócio-cultural de determinados comportamentos e práticas, moralidades, visões do mundo, textos, profecias e éticas que relacionam a humanidade com elementos sobrenaturais, transcendentes ou espirituais, ou somente Deus nos livros sagrados ou na Grécia Antiga as lendas dos Deuses.

A Religião é também a crença e a adoração de um poder de controlo sobre-humano, o Deus ou Deuses, já que hoje em dia ninguém pode provar a verdade de qualquer religião porque não estamos na era dos milagres. Pode-se praticar a religião em muitos lugares, numa mesquita, numa igreja, num templo ou num jardim. Pode simplesmente sentar-se num jardim e olhar ao redor e de certa forma meditar e questionar o mundo e o universo no sentido do relacionamento com a própria religião.

O Jardim da Vida é a representação do início da vida. As primeiras pessoas e o primeiro pecado. A ideia do Jardim da Vida é mostrar a vida do ser humano na perspectiva das boas e más decisões. Como base temos a história de Adão e Eva do Éden. A macieira representa a árvore da vida e ao mesmo tempo um pecado. Dois caminhos simbolizam o “mau” e “bom”. O “mau caminho” passa pela árvore e termina com um espelho para ver o seu reflexo e pensar no que fez.

Já o “bom caminho” tem uma forma circular para que se possa dar a volta à cúpula e, assim, ver a beleza da árvore, sentar-se nos bancos, olhar para o céu, aproveitar o sol e até passar pelo “caminho do mal”, mas pretende-se que se saia do jardim realizado e satisfeito com a jornada.

A Cúpula representa duas coisas: o paraíso, que é a área dentro dela; a Terra que é a forma exterior, onde encontramos sete entradas simbolizando os Portões de Jerusalém ou no Islamismo “Os sete níveis do céu que levam ao paraíso”.

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões