Concepção da ideia
Escola Portuguesa – SAR Macau – 8 A class
Andreia Ramos – Professora
Cristina Calheiros – Professora
Concepção técnica
Andreia Ramos – Professora
Cristina Calheiros – Professora
Produção
Município de Ponte de Lima
O Jardim da Amizade reflete um jardim rico em elementos da cultura oriental com apontamentos da cultura portuguesa. Este jardim tem o intuito de enaltecer as relações entre Portugal e China, reconhecendo o seu valor cultural e histórico.
Dá relevo também à coragem dos Portugueses em navegar por mares desconhecidos e conhecer outros povos e também à fusão com as tradições Chinesas. Cada elemento contemplado neste jardim tem um significado histórico e cultural para os macaenses, chineses e portugueses.
Desde a força do Dragão à fragilidade do nenúfares, a robustez dos bambus e o romantismo do tradicional pavilhão, o entretenimento agressivo dos grilos à inteligência do xangqi, o Jardim da Amizade representa o cruzamento entre duas culturas tão distantes mas por si só, tão próximas.
Com este jardim pretendemos proporcionar aos nossos visitantes um harmonioso passeio pela cultura oriental e o desfrutar dos mais simbólicos elementos desta cultura. Elementos associados à natureza que transmitem pureza espiritual, como os nenúfares, ou a oportunidades, como à árvore das patacas, ou até ao caráter de integridade moral, como os bambus, poderão ser apreciados neste jardim.
Ao mesmo tempo, elementos relacionados com a cultura e tradição macaense e chinesa como a ponte e o pavilhão chinês, as janelas típicas da Rua da Felicidade, o camino de pedras sensoriais dos jardins, o xadrês (Xangqi), e até a luta de grilos (outrora famosos em Macau), poderão ser experimentados no Jardim da Amizade.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões