Concepção da ideia e concepção técnica
Produção
Projecto inspirado na Floresta Vertical em Milão.
Três jardins desenvolvidos na vertical, dispostos num círculo também vertical e todos com a mesma altura. No centro dos três muros existe um banco onde os visitantes podem descansar e olhar para a paisagem.
Espécies herbáceas plantadas em painéis modulares nas paredes permitem-nos apreciar as plantas conforme desejarmos.
No interior, painéis vermelhos e de corten destacam-se e contrastam com o verde das plantas; no exterior, uma série de painéis de tonalidades verdes escurecem e alternam com brancos, como um tabuleiro de xadrez.
Fora dos muros, duas cadeiras.
Este tipo de jardim permite não desperdiçar águas residuais ao usar plantas que não precisam de muita rega e aproveitam a chuva.
O objectivo do projecto é sensibilizar as pessoas para escolher um tipo de jardim que pode ser usado no dia-a-dia, que tenha o menor impacto ambiental possível e, assim, poder reagir às actuais mudanças climáticas no planeta.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões