O Jardim de Microclimas (Holanda)

O Jardim de Microclimas (Holanda)


Concepção da ideia e concepção técnica

  • Annechien Meier – Artista
  • Joost Suasso de Lima de Prado – Engenheiro
  • Gert-Jan Gerlach – Cineasta / Designer Conceptual

 

Produção

  • Município de Ponte de Lima

 

A organização artística holandesa Laboratory for Microclimates (LfM) explorou as qualidades existentes da região e as questões relacionadas com a água, o vento e o calor que afectam Portugal nos dias de hoje.

LfM pretende usar a arte e a natureza no Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima como catalisador e activador a fim de convidar os visitantes para uma experiência nova e diferente na zona de Ponte de Lima, mas também para estimular e activar a comunicação entre vários grupos-alvo na área e para reforçar os valores existentes da paisagem (cultural) através da arte do jardim. Combinamos, por isso, neste projecto, os métodos tradicionais e modernos de paisagismo.

O Jardim de Microclimas oferece uma experiência contínua de diferentes microclimas artificiais concebidos para aumentar a nossa consciência da natureza e do clima na paisagem rural de Portugal. Ao percorrer o caminho do jardim, os visitantes podem conhecer e desfrutar dos seguintes microclimas: lago, rio, pântano, montanha e deserto, o monte de lenha, um sistema de filtro helófito, uma floresta autóctone, um campo de flores silvestres, uma charneca e um banho de pés na sombra. Nos dias mais quentes do verão podemos desfrutar deste banho natural de pés na sombra. É inspirado por uma tradição japonesa em locais públicos – praças, estações de comboio e parques. No Japão, os banhos de pés são centros sociais onde jovens e idosos se encontram e relaxam.

O projecto artístico Jardim de Microclimas apresenta a beleza das plantas e a biodiversidade à escala do jardim. Quando os visitantes percorrem o caminho, podem sentir e desfrutar dos microclimas apresentados e esperamos que se inspirem e se activem para projectar o seu próprio ambiente.

O Laboratório para Microclimas (LfM) tem como objectivo sensibilizar para a agricultura urbana, a partir duma perspectiva climática, com projectos de arte, agricultura urbana e cinema. Com esses projectos, estimulamos a consciência, a participação e o controle no entorno social e ecológico das pessoas e aumentamos a sua influência no meio urbano, na ciência e na natureza. Os nossos projectos focam principalmente questões de água/vento e calor no meio urbano e rural e os processos climáticos por todo o mundo.

O LfM realiza projectos de arte e cinema focados em microclimas sociais e ecológicos. Um microclima é uma pequena área que difere da área circundante e um microclima ecológico é o clima duma pequena área que é diferente em termos climatológicos e biológicos da área ao seu redor.

Por isso, o LfM cria situações ou actividades com pessoas que compartilham objectivos e qualidades comuns e que são capazes de se diferenciar do ambiente circundante.

O LfM investiga se a arte pode ter uma influência positiva sobre a adaptação climática na sociedade e pretende criar novos microclimas sociais, onde as pessoas podem ser inspiradas e, sobretudo, activadas.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões