Concepção da ideia
Concepção técnica
Produção
Entendemos a descoberta como o acto de desvendar o que até então permanecia oculto ou desconhecido, pelo que este jardim foi concebido como um lugar onde o processo de descoberta se produz continuamente.
Apresentamos o jardim como espaço propício para a descoberta do mundo num processo de captação e compreensão da realidade que engloba duas fases: um primeiro momento de acesso imediato ao mundo exterior e um segundo de introspecção ou descoberta da própria consciência individual, criadora da realidade, culminando no redescobrimento do mundo a partir da experiência anterior ou inicial.
Esta dualidade de descoberta configura-se no projecto através da divisão do espaço em dois ambientes contrapostos mas interconectados: um jardim exterior, aberto e periférico, que representa a realidade objectiva, uma natureza aparentemente simples, atractiva e em mudança; e um jardim interior, no centro, nuclear e complexo, tal como acontece com o indivíduo. Encontram-se neste último elementos que estimulam de forma distinta os sentidos de cada visitante, sendo ainda semipermeável perante o exterior, permitindo uma visão parcial e pessoal de tudo o que o rodeia.
É nesse momento de redescoberta do espaço exterior, observado a partir do interior, que o visitante interage completamente com o jardim e passa de mero espectador a um autêntico construtor da paisagem, acrescentando a sua própria perspectiva e visão do mundo.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões