Concepção da ideia e concepção técnica
Produção
Podemos definir a estrutura principal do Jardim dos Sete Continentes como um espaço para o descobridor ou uma viagem ao mundo inteiro.
A estrutura básica tem origem no desenvolvimento da terra, quando as placas tectónicas bateram e formaram o mundo, razão pela qual as placas triangulares são o principal elemento do projecto.
O jardim funciona também como expedição, possibilitando aos visitantes curiosos o início duma grande viagem – são convidados a descobrir os segredos dos continentes; descobrem-se tesouros escondidos e iniciam-se novas aventuras.
Às vezes é preciso atravessar os oceanos representados por espaços com água. Outras vezes as placas sobem e descem e encontram-se tesouros diferentes – uns são fáceis de encontrar mas outros poderão estar mais escondidos.
Coisas imprevistas e insólitas podem acontecer.
Os sete continentes estão desenhados por áreas marcadas em forma de placas tectónicas triangulares que se combinam para formar continentes.
O conceito da plantação segue as vertentes diferentes de cor e forma – em cada continente podemos encontrar elementos específicos correspondentes ao território continental respectivo.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões