Concepção da ideia e concepção técnica
Produção
A palavra Descobertas remete-nos imediatamente para a época dos Descobrimentos e para o conjunto de viagens e expedições marítimas pioneiras, realizadas inicialmente por navegadores portugueses, entre os séculos XV e XVII, que deu origem à criação de um império marítimo em rede nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
Assim, a campanha dos Descobrimentos Portugueses deu início a uma nova era e impulsionou aquilo que podemos chamar de primeira globalização, na medida em que durante as Descobertas foi possível conhecer outros continentes e assim aproximar povos e culturas até então desconhecidos, intensificar as relações comerciais, estabelecer acordos diplomáticos e de parceria, criar novas rotas através dos oceanos, facilitando a mobilidade de pessoas e bens.
A proposta deste jardim assenta nesta ideia de permuta cultural que as plantas trouxeram durante as Descobertas.
Partindo da imagem mental duma cartografia dos ventos e das marés, um grupo de plantas desenham um jardim de canais correntes ondulantes.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões