O Município de Ponte de Lima publicou recentemente o livro Os Presidentes da Câmara Municipal de Ponte de Lima (1822-2020), espécime bibliográfico em dois volumes que contribuirá seguramente para um conhecimento mais aprofundado da História de Ponte de Lima na Época Contemporânea, desde o período da Monarquia Constitucional, passando pela Primeira República e pelo Estado Novo, até às últimas décadas do Pós- 25 de Abril.
A biografia daqueles que presidiram ao destino do Município, acompanhada do vasto conjunto de iniciativas que cada um deles promoveu, umas melhor conhecidas do que outras, a que se junta uma contextualização da situação global vivida a nível político, económico e social, ajudará a traçar um quadro vivo da evolução de Ponte de Lima nas últimas duas centúrias, desde a Constituição de 1822, fonte do regime municipal na época do Constitucionalismo Monárquico, até aos dias de hoje.
Obra de longo fôlego, traduz o laborioso e demorado trabalho de vários investigadores, que, no âmbito do CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade), sondaram os arquivos, públicos e privados, e a imprensa periódica, assim como outras fontes impressas, filtrando o que de mais memorável andou associado às figuras dos Presidentes de Câmara de Ponte de Lima, à sua ação política, procurando também delinear o legado de cada um, desde o primeiro a ser eleito, Luís de Sousa Castro Araújo de Azevedo, até Victor Mendes, o último em exercício até à data da edição desta obra.
Através desta publicação, podemos familiarizar-nos com todas aquelas figuras que, durante um horizonte temporal de cerca de dois séculos, desde as primeiras décadas do Século XIX até hoje, foram chamadas a assumir o cargo de maior relevo na nossa Autarquia. Ela constitui assim uma excelente oportunidade para conhecermos melhor esses homens, para decifrarmos certas decisões que foram tomadas, mas sempre à luz do contexto histórico e da realidade local em que eles viveram. É dado a conhecer o seu percurso, a sua obra, de dimensão muito variável em função também do número e da duração dos respetivos mandatos.
O que aqui se fez foi, sobretudo, História. Uma parte significativa da História de Ponte de Lima. A sua História institucional e política, a sua História social, a sua História económica, a sua História cultural, colmatando desta forma, em certa medida, muitas das lacunas da historiografia local e abrindo horizontes mais amplos para novas investigações.
O esboço biográfico das 76 figuras retratadas, ordenadas de forma cronológica, é antecedido por informação de cariz mais genérico, que inicia com uma nota histórica sobre Ponte de Lima, abrangendo um hiato temporal bem mais alargado que o dos dois últimos séculos, continuando posteriormente com um quadro concernente a este território e à sua população, à evolução do regime jurídico das Câmaras Municipais, à forma de aquisição do mandato e também a certos elementos sociológicos que, traçando um panorama da realidade política, social e administrativa do concelho, ajudam a contextualizar a época em análise e a perceber o pano de fundo em que se moviam os diversos protagonistas. Estes elementos são posteriormente complementados com informações sobre a situação conjuntural vivida por cada personalidade.
Estamos pois perante um dos mais ousados projetos editoriais do Município, que funcionará igualmente como um precioso ponto de partida para outros trabalhos que se venham a desenvolver no futuro.
Publicado na revista Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!
Volume 8, de Setembro de 2022
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões