Autor: António Matos Reis
Edição: Município de Ponte de Lima, 2000
Ponte de Lima no tempo e no espaço é um livro com mais de três centenas de páginas, dedicadas à história de Ponte de Lima.
Profundamente ilustrado em policromia, é composto por uma vintena de capítulos, que tratam dos mais variados temas: a heráldica, o nome da vila e do concelho, as origens, a romanização, a fundação do município, a formação do termo do concelho, urbanismo, os pergaminhos, a arte românica, os mosteiros, os mestres arquitectos do séculos XV, XVI e XVII, os santuários do período barroco, os solares, o preço dos cereais, o teatro popular, a ida ao moinho, os cantadores, as orações populares e, finalmente, os itinerários do centro urbano e da área mais rural do concelho.
Todos esses estudos são o resultado de um intenso trabalho de investigação, mas, ao mesmo tempo, o autor procurou apresentá-los num linguagem agradável e acessível à generalidade dos leitores. Alguns desses capítulos foram expressamente escritos de raiz para esta obra. Outros correspondem a trabalhos anteriores do autor, ao longo de três décadas de investigação, devidamente revistos e aperfeiçoados.
Contém à volta de duzentas estampas, com fotografias do autor do texto, de Amândio Vieira, de Gualberto Boa-Morte Galvão, e, em menor quantidade, de outros autores.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões