O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde (CIPVV) é um espaço criado em Ponte de Lima com o objetivo de contribuir para a promoção do Vinho Verde, através da investigação e divulgação do lastro patrimonial, criando infra-estruturas de apoio das rotas e itinerários turísticos associados ao vinho e à vinha e enriquecendo, de uma forma dinâmica, o produto final, na perspetiva da sua valorização económica.
O CIPVV abriu no dia 4 de março de 2016, dia de Ponte de Lima, tendo sido inaugurado com a presença do Primeiro Ministro, António Costa.
O projeto teve início em 2013 e desenvolveu-se com o apoio financeiro da ON2, através de duas candidaturas que envolveram perto de 1milhão e 200 mil euros. Nestes valores estão incluídas a aquisição e reabilitação da Casa Torreada dos Barbosa Aranha, imóvel classificado como de interesse público, e que o Município de Ponte de Lima, em boa hora, não deixou que chegasse a completa ruína.
Desde essa data que se encetaram parcerias para a promoção do Vinho Verde, nomeadamente com a Comissão de Viticultura desta região que se empenhou para que esta estrutura seja hoje uma realidade. A Associação Portuguesa da Vinha e do Vinho colaborou no levantamento de conteúdos e por toda a região do Vinho Verde se recolheram imagens durante mais de um ano.
O programa museológico, associado à arquitetura do espaço tiveram sempre presentes dois fatores primordiais: a singularidade da história do território e por conseguinte o Vinho Verde enquanto resultado do seu terroir.
Por outras palavras, madeira, formas diferentes de construção da videira, peças únicas são alguns dos elementos que constituem a exposição permanente. A narrativa começa na história do vinho, nesta região, desde a época Romana; na segunda sala os materiais interativos ajudam-nos a perceber como se fez e como se faz o vinho verde. Da sementeira ao transporte do vinho. Na terceira e última sala desta exposição está a certificação do produto; ele é singular e com qualidade reconhecida.
Depois desta oportunidade de ver (ou rever) algumas das peças gentilmente emprestadas pela Direção Geral de Agricultura e Pescas do Norte, como a seringa da filoxera, ou o pipo com aros de madeira, passamos ao auditório. Aqui um pequeno filme convida o visitante a percorrer o território das nove sub-regiões, desta grande Região dos Vinhos Verdes. Por último, a Sala de Provas, pois não se pode ficar “com o gosto” sem o provar!
Vá estando atento à programação, há provas e muita música para breve. Horários especiais e exposições temporárias e brevemente uma edição muito completa sobre o património da Região dos Vinhos Verdes!
Visite!
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões