Felismina Barros

 

Felismina Barros


Advogada e Judoca Limiana

 

Felismina Barros – Felismina Carlota Seixas da Rocha Barros –, nascida em Arcozelo, Ponte de Lima, a 18 de Julho de 1979, é uma advogada limiana com uma notável carreira desportiva, com o estatuto de atleta de alta competição atribuído pela Federação Portuguesa de Judo, e uma relevante actividade jurídica dedicada especialmente às crianças e jovens de Ponte de Lima, merecidamente reconhecida pela autarquia limiana.

Praticante federada de judo desde 1991, Felismina Barros integrou a Selecção Nacional representando Portugal nesta modalidade, tendo sido convocada para vários estágios e campeonatos nacionais e internacionais, designadamente Alemanha, Bélgica e Espanha.

Em 1997 sagrou-se a primeira Campeã Nacional na modalidade Judo, no escalão de Juniores, no distrito e que lhe valeu o Estatuto de Alta Competição.

Para além do seu maior êxito nacional alcançado, destacam-se ainda, entre outros, os seguintes êxitos nacionais e internacionais alcançados com elevado mérito ao longo da sua brilhante carreira desportiva:

  • Vice-Campeã Nacional do Campeonato Nacional de Juvenis I, em 1992;
  • Vice-Campeã Nacional do Campeonato Nacional de Juvenis II, em 1994;
  • 3.º Lugar no Torneio Comemorativo do Dia Olímpico, em 1995;
  • Vice-Campeã Nacional do Campeonato Nacional de Juniores, em 1995;
  • 3.º Lugar no IV Campeonato da União Europeia, realizado em 1995;
  • 3.º Lugar no Torneio Nacional da Federação Portuguesa de Judo, em 1996;
  • 3.º Lugar no Torneio Internacional Kiyoshi Kobayashi (considerado o pai do judo em Portugal), em 1996 e em 2000;
  • 5.º Lugar no Campeonato da União Europeia, em 1996;
  • Campeã Nacional do Campeonato Nacional do INATEL, em 1997;
  • 3.º Lugar, em representação da Selecção Nacional, no Torneio Internacional Kiyoshi Kobayashi, em 1997;
  • Vice-Campeã, em representação da Selecção Nacional do INATEL, no Campeonato Internacional CSIT, em 1997, com a participação de nove países;
  • 3.º Lugar no Campeonato Nacional Absolutos, em 1998;
  • 7.º Lugar no Torneio Internacional de Barcelona, em 1998;
  • Vice-Campeã no Torneio Nacional do INATEL, de 1998;
  • 5.º Lugar no Campeonato Nacional de Seniores, em 1998;
  • Vice-Campeã no Campeonato Nacional do INATEL, em 1999;
  • Vice-Campeã no Torneio Nacional Mestre Joaquim Barata, em 2000 e em 2001;
  • 3.º Lugar no Torneio Nacional AJDVC, em 2000;
  • 3.º Lugar no Campeonato Nacional do INATEL, em 2000;
  • 3.º Lugar no Torneio Nacional de Sub 23, em 2001;
  • 5.º Lugar no Torneio Nacional da Federação Portuguesa de Judo, em 2001;
  • 1.º Lugar no Torneio Memorial Maik Neto, em 2004;
  • 1.º Lugar no Torneio Nacional Open Cidade de Barcelos, em 2017 e 2019;
  • 4.º Lugar no Campeonato da Europa de Veteranos realizado em Zagreb - Croácia, em 2017;
  • 5.º Lugar no Campeonato Mundial de Veteranos realizado em Marraqueche - Marrocos, em 2019;
  • 1.º Lugar na XXIII Taça Internacional Kiyoshi Kobayashi, realizada em Gondomar, em 2019.

 

Felismina Barros representa actualmente o Clube de Judo de Viana do Castelo – Juviana, na categoria de veteranos, aguardando que ao Judo Clube de Ponte de Lima sejam criadas as condições para o seu ressurgimento, sendo ainda treinadora desta modalidade e detentora do curso de arbitragem ministrado sob a égide da Federação Portuguesa de Judo.

Conciliando a carreira desportiva com os estudos académicos, Felismina Barros concluiu o curso de Direito em 2005, na exigente Faculdade de Direito da Universidade do Porto, tendo regressado a Ponte de Lima para iniciar a sua carreira profissional de advogada, depois de concluído o respectivo estágio, em Março de 2008.

Para além da sua actividade profissional como advogada, vocacionada para o apoio jurídico a particulares e empresas em diversas áreas do direito (Direito Penal e Processual Penal; Direito Civil e Processual Civil; Direito Comercial, Direito da Família), Felismina Barros tem-se distinguido pela meritória actividade jurídica dedicada aos mais jovens, nomeadamente como membro representante da Ordem dos Advogados na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Ponte de Lima, assegurando apoio jurídico e instrução de processos de promoção e protecção de menores.

No âmbito do apoio jurídico aos mais jovens, Felismina Barros desenvolveu o projecto jurídico-escolar “TRIbueSCOLA”, projecto inovador implementado nos agrupamentos de escolas do concelho de Ponte de Lima, que se assume como uma ponte entre a escola e o tribunal, visando combater o défice de literacia jurídica, dotar a comunidade educativa de informação sobre o funcionamento dos tribunais e descomplexar o contacto com o mundo judiciário.

Este projecto foi objecto de uma apresentação, por Felismina Barros, subordinada ao tema “A ponte entre a educação e a justiça: educação para a literacia jurídica, sustentabilidade social e sucesso educativo”, em representação do Agrupamento de Escolas António Feijó, de Ponte de Lima, no II Seminário “Currículo, Inovação e Flexibilização” promovido pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Setembro de 2019, tendo sido muito bem recebido pelos docentes e investigadores presentes e suscitado muita curiosidade e interesse por parte de docentes de outras escolas, interessados em promovê-lo junto dos seus alunos.

Ainda na qualidade de autora do Projeto “TRIbueSCOLA”, Felismina Barros organizou o WorkShop “Simplificar a tua ida a tribunal – Combater o défice de literacia jurídica” no âmbito da III Feira de Educação, Ciência e Tecnologia de Ponte de Lima e em Agrupamentos de Escolas.

Em reconhecimento da sua brilhante carreira desportiva, Felismina Barros foi distinguida com a Medalha de Mérito Municipal Desportivo atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, na Reunião Ordinária de 29 de Dezembro de 2000, entregue por Daniel Campelo, presidente da autarquia limiana, na cerimónia solene das comemorações do Dia de Ponte de Lima, em 4 de Março de 2001.

Em 7 de Outubro de 2019, foi novamente distinguida pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com um Voto de Louvor, pela conquista da Taça Internacional Kiyoshi Kobayashi 2019, na sua categoria de peso, como atleta do Judo Clube de Viana do Castelo.

Foi igualmente distinguida com um Voto de Louvor aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, de 14 de Dezembro de 2019, tendo presente o seu percurso como atleta e a forma como tem desenvolvido a sua actividade, considerada como exemplo para todos os Limianos, especialmente para os jovens atletas que praticam e gostam de desporto.

Felismina Barros foi ainda distinguida no ano 2000 com o Troféu Desportivo “O Minhoto” destinado a homenagear os melhores atletas, clubes, dirigentes e personalidades ligadas ao desporto dos 24 municípios do Minho. Este troféu foi instituído pela Associação de Valorização e Divulgação Regional “A Nossa Terra”, com sede em Braga, e é uma criação artística do escultor limiano Luís Fernandes Torres (1941-2017).

Edição do texto: José Pereira Fernandes
Março de 2020

 

Vídeo

 

Reportagem da RTP sobre o projecto TRIbueSCOLA desenvolvido por Felismina Barros


Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões