Gonçalo Coelho de Araújo

 

Gonçalo Coelho de Araújo


O  Coronel Gonçalo Coelho de Araújo (Gonçalo Coelho de Araújo Sousa e Azevedo) – Militar; Defensor da raia do Minho na 2.ª Invasão Francesa – nasceu em Ponte de Lima, em 18 de Abril de 1732, e faleceu na sua Casa da Porta de Braga, em Ponte de Lima, em 14 de Março de 1815.

Com 78 anos de idade, prestou serviço voluntário para, com outos militares, travar o avanço dos franceses liderados pelo General Soult, demonstrando grande coragem para quem já possuía uma idade avançada.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Gonçalo Coelho de Araújo).

 

Fontes:
Figuras Limianas, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008
Topónimos da Vila - Ponte de Lima; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões