Tiago do Vale

 

Tiago do Vale


 

Nascido a 4 de Agosto de 1978, Tiago do Vale fez o seu percurso escolar pela Escola Primária, Escola António Feijó e Escola Secundária de Ponte de Lima.

Ingressando em 1996 no curso de Arquitectura da Universidade de Coimbra, teve uma actividade académica profícua, quer nos órgãos de gestão dos estudantes quer nos órgãos de gestão da Universidade.

Foi vice-presidente da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra, Director do jornal InformAcção e o representante de Coimbra na Comissão Nacional de Estudantes de Arquitectura.

Foi Senador da Universidade de Coimbra, membro da Assembleia da Universidade e Delegado dos Serviços de Acção Social.

No plano profissional, inicia a sua colaboração com o gabinete Pereira & Associados, em 2001.

Em 2006, assume a direcção de design do projecto OSCar, projecto pioneiro na aplicação dos princípios open source a projectos materiais. Com o apoio da Daimler AG e reunindo engenheiros das mais prestigiadas marcas de automóveis mundiais, este projecto foca-se no desenvolvimento de um veículo simples e funcional, capaz de ser construído sob uma grande variedade de condições, em qualquer ponto do mundo e a baixo custo, permanecendo a propriedade intelectual da totalidade do projecto no domínio público.

O projecto OSCar mereceu destaque em publicações como a Business Week, o The Guardian, a Fast Company, o Financial Times Deutschland ou a Discovery News, entre muitas outras.

Colaborou a partir de 2008 com a MW Planeamento e Arquitectura.

A sua prática profissional tem sido galardoada com inúmeros prémios de arquitectura. Entre outras distinções e selecções destaca-se, em 2014, como vencedor do prémio “Building of the Year” (eleito por 60 000 arquitectos de todo o mundo), sendo distinguido no mesmo ano no Prémio do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

Em 2015 vence os A+Awards em Nova Iorque (considerados os Óscares da Arquitectura) na categoria de Reabilitação, e o seu trabalho de ilustração para o livro “As Regras da Regra” é galardoado com o Prémio Professor Joaquim Veríssimo Serrão da Academia Portuguesa da História.

Em 2016 é Vencedor de Bronze do American Architecture Prize e, em 2017, é finalista do Prémio do Colégio Oficial de Arquitectos da Galiza (congénere da Ordem dos Arquitectos portuguesa).

O seu trabalho tem sido exposto tanto em território nacional como além-fronteiras.

Para além da sua prática como arquitecto (com obra publicada por todo o mundo) tem apresentado conferências e assinado artigos em revistas da especialidade sobre arquitectura, ensino, urbanismo e reabilitação.

É autor do livro “Urban Complex” da Design Media Publishing, e da edição em chinês “城市综合体” da Liaoning Science and Technology Publishing House.

Tem igualmente desenvolvido trabalho como curador, sendo comissário dos “Diálogos Urbanos, Jornadas Internacionais de Arquitectura” em 2014 (Braga), das “Mesturas, Encontros Internacionais de Arquitectura Galiza-Portugal” em 2015 (Vigo e Pontevedra), das “Mesturas II, Encontros Internacionais de Arquitectura Galiza-Portugal” em 2016 (Porto) e das “Mesturas III, Encontros Internacionais de Arquitectura Galiza-Portugal” em 2017 (Vigo, Pontevedra e Ourense).

Foi também jurado dos Prémios DAS na Moldávia e, representando a Ordem dos Arquitectos, no Prémio João de Almada da Câmara Municipal do Porto.

 

 

 Vídeos sobre a actividade profissional de Tiago do Vale:

https://www.youtube.com/TiagodoValeArqtos

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões