Luís de Sousa Dantas (Luís Augusto de Sousa Pereira Dantas) – Poeta; Historiador; Escritor; Cronista; Crítico Literário; Professor do Ensino Secundário – nasceu em Ponte de Lima, em 3 de Agosto de 1946, e faleceu em Lisboa, em 20 de maio de 2011.
Como poeta, publicou dois livros – Pedras Verdes, em 1970, e Bolero Bar, em 1974 – que concitaram generalizado interesse e aplauso pelos mais esclarecidos espíritos da nossa terra e do país.
No plano da investigação histórica, área em que se licenciou, começou por debruçar-se sobre temas de âmbito global e nacional, afirmando-se depois como um dos maiores estudiosos contemporâneos do património limiano, manejando com destreza as ferramentas de investigador, sem abdicar da linguagem apurada que era seu apanágio.
Em 1967, foi distinguido com o primeiro prémio (modalidade de conto) dos Primeiros Jogos Florais de Vila Praia de Âncora, prémio entregue pelo Governador Civil de Viana do Castelo, Alfredo Eduardo Lourenço Pinto.
Foi ainda agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Cultural atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 24 de Janeiro de 2011, pelos seus 40 anos de vida literária, iniciada em 1970 com a publicação do livro de poesia Pedras Verdes.
Esta medalha foi entregue a Luís de Sousa Dantas pelo Vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Dr. Migue Pires da Silva, na Sessão Solene das Comemorações do Dia de Ponte de Lima, que teve lugar no Teatro Diogo Bernardes, no dia 4 de Março de 2011.
Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 23, de Junho de 2011, e n.º 24, de Outubro de 2011.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões