D. Carlos Pinheiro (Carlos Francisco Martins Pinheiro) – Bispo de Dume e Auxiliar de Braga; Nome de relevo nas dioceses de Braga e Viana do Castelo – nasceu em Vila Praia de Âncora, em 30 de Maio de 1925, e faleceu em Ponte de Lima, em 4 de Junho de 2010.
Radicado em Ponte de Lima, foi um Homem e Sacerdote de acção, sereno, simples, cordial, acolhedor, solidário, de sensibilidade apurada, firme no que acreditava, persistente no que pretendia e discreto no trabalho que realizava.
Destacou-se, entre outros, nos cargos de Pároco da vila de Ponte de Lima e das paróquias vizinhas de Arca e Feitosa; Arcipreste de Ponte de Lima; Director e Professor do Externato Cardeal Saraiva, em Ponte de Lima; Vice-Reitor do Seminário de Santiago, em Braga; Vigário Geral da Arquidiocese de Braga; Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo; Presidente da Comissão Diocesana de Arte e Cultura, de Viana do Castelo; e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, com o título de Bispo de Dume.
No plano cultural, destaca-se, entre muitas outras iniciativas, a fundação do Instituto Limiano e a criação do Museu dos Terceiros, instituições que têm desenvolvido uma acção extraordinária em proveito da conservação e da difusão do património religioso, arqueológico, ecológico, etnográfico e histórico do concelho de Ponte de Lima.
Como reconhecimento dos seus méritos e zelo pastoral, foi eleito pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Francisco Maria da Silva, em 27 de Novembro de 1964, Cónego Honorário do Cabido da Catedral Bracarense e, sete meses mais tarde, Cónego Efectivo do Cabido da Sacrossanta Basílica Primacial Bracarense.
Em 24 de Fevereiro de 1982, foi agraciado pelo Papa João Paulo II com o título de Monsenhor.
Foi ainda distinguido com a Medalha de Mérito Municipal Cultural atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 27 de Janeiro de 1997.
Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 19, de Outubro de 2010
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões