O Tenente-General D. Miguel Pereira Forjaz (Miguel Pereira Forjaz Coutinho Barreto de Sá e Resende) – Militar; Político; Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra; Membro da Regência em Lisboa quando a Corte se ausentou para o Brasil – nasceu, em 1 de Novembro de 1769, na Casa da Freiria, em Arcozelo, Ponte de Lima, e morreu em Lisboa, em 6 de Novembro de 1827, ficando sepultado no Convento da Madre de Deus.
É considerado como o grande obreiro da defesa de Portugal contra o invasor francês, tendo providenciado a mobilização de toda a população válida para a defesa do país.
Em virtude dos seus prestimosos serviços, foi distinguido, pelo Decreto de 13 de Maio de 1820, com o título de Conde da Feira.
Foi também agraciado com a Grã Cruz da Ordem de Santiago e nela Comendador de Santo André de Fiães.
Foi ainda distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Miguel Pereira Forjaz).
Fonte: Figuras Limianas, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões