Joana Maria Alves Figueira (Joana Maria Fernandes Alves Toscano Figueira) – distinguida com o Prémio Professor Jacinto Nunes atribuído pelo Banco de Portugal ao melhor aluno da licenciatura em Economia do ISEG – Lisbon School of Economics & Management, no ano letivo 2017/2018.
O Prémio Professor Jacinto Nunes distingue, anualmente, para cada um dos estabelecimentos de ensino selecionados, o aluno que, no ano letivo anterior, obteve a melhor média final na licenciatura em Economia.
Foram igualmente distinguidos com o Prémio Professor Jacinto Nunes os melhores alunos da licenciatura em Economia dos seguintes estabelecimentos:
Os premiados foram homenageados numa sessão solene que decorreu em 23 de Novembro de 2018 na sede do Banco de Portugal, em Lisboa, e que contou com a presença do Governador, Carlos da Silva Costa.
Com este prémio, o Banco de Portugal pretende contribuir para o reconhecimento do mérito numa área de estudos fundamental para a missão que prossegue na manutenção da estabilidade de preços, na promoção da estabilidade financeira e no aconselhamento ao Governo nos domínios económico e financeiro.
Joana Maria Alves Figueira ingressou no Ensino Superior em 2011, na Universidade de Évora, frequentando a licenciatura em Canto - Interpretação, durante dois anos. Durante esse período teve oportunidade de se apresentar em público diversas vezes e ainda estrear a ópera “Preço do Perdão” de Zoltan Paulinyi, em junho de 2012. No ano seguinte prosseguiu os estudos académicos na Escola Superior de Música de Lisboa, concluindo a licenciatura em Música - Canto, variante de Execução, em 2015
Iniciou a licenciatura em Economia no ISEG – Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa, tendo terminado a mesma em 2018. Simultaneamente, concluiu a parte curricular do Mestrado em Música – Canto, na Escola Superior de Música de Lisboa.
Enquanto cantora, soprano, tem-se apresentado regularmente em recitais e concertos a solo, tendo já participado em concertos com a Orquestra de Câmara de Braga, Músicos do Tejo e Orquestra Gulbenkian (Projeto ENOA). Em ópera destacam-se os papéis de Lucy, da ópera “The Telephone” de G. C. Menotti, bem como o papel de Susanna na ópera “Le Nozze di Figaro” de W. A. Mozart, Zerlina na ópera “Don Giovanni” e Despina na ópera “Così fan Tutte” do mesmo compositor.
Ainda em 2018, foi admitida no mestrado em Economia da Católica Lisbon School of Business & Economics, tendo-lhe sida atribuída a bolsa de mérito Católica Top+.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões