José Maria Leitão Carneiro – Emigrante no Brasil; Jornalista; Professor, Pedagogo; Escritor; Poeta; Crítico de Arte – nasceu na freguesia da Correlhã, concelho de Ponte de Lima, em 23 de Março de 1937, e faleceu no Rio de Janeiro, em 14 de Fevereiro de 2013. Parte das suas cinzas foram lançadas no Rio Lima, em Ponte de Lima, em 23 de Março de 2013, dia em que completaria 76 anos de idade.
O expoente máximo da sua obra no Brasil foi a fundação, em 1968, do Centro de Ensino Moderno, em Teresópolis, conceituado colégio que se notabilizou a nível nacional não só pela qualidade do ensino e pelas qualificações dos seus professores, como também pelas suas excelentes instalações e pelo seu desempenho desportivo nas competições escolares nacionais, em múltiplas modalidades.
Foi condecorado com a Medalha George March, da Associação Internacional de Críticos de Arte, da UNESCO.
Foi distinguido pelo Estado do Rio de Janeiro com o título de Cidadão Honorário.
Foi igualmente distinguido com o título de Cidadão Honorário de Teresópolis.
Fontes: Revista LIMIANA n.º 26, de Fevereiro de 2012, e n.º 33, de Junho de 2013.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões