Francisco Abreu Maia

 

Francisco Abreu Maia


O  Dr. Francisco de Abreu Maia (Francisco de Abreu Pereira Maia) – Investigador Regionalista; Reputado Bibliófilo; Político; Emigrado monárquico – nasceu  na Casa do Arrabalde de Além da Ponte, em Arcozelo, Ponte de Lima, em  31 de Julho de 1865.

Foi Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima entre 1905 e 1908, cargo que voltaria a ocupar em 1919, por 25 dias, durante a vigência fracassada da “Monarquia do Norte”.

Foi ainda Provedor da Santa e Real Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, em 1914, e Presidente da Direcção de vários estabelecimentos e corporações de piedade e beneficência, designadamente do Asilo de Inválidos Camões e da Ordem Terceira de S. Francisco.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Dr. Francisco Abreu Maia).

Faleceu em 17 de Junho de 1937, na mesma Casa do Arrabalde de Além da Ponte. 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões