O Dr. Carlos de Passos (Carlos Fernandes de Passos) – Historiador; Investigador Regionalista; Escritor com vasta obra publicada, nomeadamente sobre Ponte de Lima; Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima – nasceu no Porto, em 24 de Dezembro de 1890 e faleceu na mesma cidade, em 18 de Julho de 1958.
A sua forte ligação a Ponte de Lima deve-se ao facto de ter vivido regularmente na sua Casa da Cruz da Pedra, na freguesia de Sá, herdada de seu pai. Da preciosa biblioteca que possuía, foram doados cerca de dois mil livros à Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
Foi distinguido pelo Governo de Espanha com a Comenda da Ordem de Alfonso X, el Sabio, galardão apenas conferido a nomes de grande porte.
Foi ainda agraciado com a Comenda da Ordem Soberana e Militar do Templo de Jerusalém.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões