H2O – Conjunto escultórico alusivo à água

 

H2O – Conjunto escultórico alusivo à água

 

Este conjunto escultórico alusivo à composição da água (H2O), implantado no Jardim Sebastião Sanhudo, na margem esquerda do Rio Lima, junto à Ponte Medieval de Ponte de Lima, foi um dos 11 projectos seleccionados para o 11.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que teve por tema “A Água no Jardim” (ano de 2015). Trata-se de um projecto originário do Brasil, com concepção da ideia e concepção técnica do Arquitecto Paisagista João Jadão e dos Arquitectos Juliana Freitas, Ricardo A. Oliveira e Cid Carvalho.

A proposta deste projecto é de um espaço livre para ser usado conforme a imaginação de cada visitante, com diversas moléculas de água coloridas em variadas dimensões, que permitem brincadeiras, integração das pessoas e, ainda, despertam a consciência para a utilização do recurso natural mais importante para a vida.

Podia aparecer de diversas formas, compor a paisagem e mostrar a sua importância. Mas, na sua forma mais simples, a molécula, não só mostra a respectiva relevância como permite uma reflexão por estar presente, possibilitando o toque, de maneira lúdica, dentro de um ambiente de interacção, diversão e criatividade.

O foco do ambiente está no centro e destaca-se a principal molécula de água que, emoldurada, ganha o devido valor e salienta a competente valia.

Como elemento central, água emoldurada – a molécula H2O – pode ser apreciada a partir de qualquer ângulo do jardim e ao caminhar em seu redor.

O caminho, em placas de seixos do rio, está delimitado por área relvada, disponível para brincadeiras e que, em simultâneo, também define os espaços.

 

Para aceder aos jardins do 11.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, clique  AQUI

 

    Fotografias: Amândio de Sousa Vieira

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões