A Arte Pública

 

A Arte Pública

 

Neste espaço do Portal Cultural é divulgada a Arte Pública de Ponte de Lima, considerando-se como tal o património artístico inserido no espaço público de livre acesso, nomeadamente em avenidas, ruas, largos, praças, jardins e fachadas de edifícios e monumentos, que constitui factor de embelezamento e valorização cultural do nosso Território.

Apesar de estar visível no espaço público e de fazer parte do nosso quotidiano, este património nem sempre é visto com a atenção que merece, muito por culpa da rotina do olhar e da azáfama do dia-a-dia. Com a sua divulgação, pretende-se destacar a riqueza e a diversidade dos elementos de arte pública de Ponte de Lima, contribuindo para um melhor conhecimento e valorização deste valioso património.

Pretende-se igualmente sensibilizar as escolas para a importância da Arte Pública como recurso educativo, especialmente ao nível do ensino secundário, como resulta de uma dissertação desenvolvida por Ricardo Jorge dos Reis Silva no âmbito do mestrado em Educação Artística, apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Belas Artes, em 2007, na qual se conclui que “os alunos do 2.º ciclo que frequentam escolas situadas em locais onde na paisagem urbana existem muitas obras de Arte Pública revelam um maior desenvolvimento da percepção do espaço urbano e um nível superior de literacia em Artes Visuais, por terem um contacto quotidiano com estas obras de arte, mas também porque têm tendencialmente um ambiente sociocultural mais favorecido".

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões