Fim-de-Semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada

 

Fim-de-Semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada


De 1 a 3 de março, em Ponte de Lima

 

 

Sendo Ponte de Lima uma terra de saberes e de sabores, e um dos maiores polos do turismo gastronómico, vai realizar, entre os dias 1 a 3 de março, o Fim-de-semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada.

O evento dedicado ao bacalhau convida a degustar este prato típico, confecionado de “mil e uma maneiras”, e que outrora era muito comum nas feiras quinzenais como iguaria, preservando-se até hoje essa rica tradição gastronómica que alimenta os que aqui vêm feirar.

O Fim-de-semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada realiza-se nos restaurantes do concelho, que, através desta iguaria que é um prato emblemático da região, vão proporcionar aos visitantes uma experiência única, inesquecível e de deixar água na boca. O evento reedita a tradição e reforça a cultura gastronómica de Ponte de Lima, através do prato reinante na vida dos limianos.

Em simultâneo, o Municipio apresenta um programa cultural, com animação de rua, nomeadamente com Estátuas Vivas; Dupla de Andas que andará pelas ruas com roupa de pescadores; Magia de rua temática, no qual o mágico percorrerá as ruas fazendo magia e alguns truques com a temática do Bacalhau; e ainda o Bacalhau TV – dois jornalistas vestidos de marinheiros que fazem reportagens e diretos, interagindo com a população sobre a temática do fim-de-semana do Bacalhau de Cebolada.

A animação q.b. num fim-de-semana, que conta com os grupos de música popular do concelho a temperarem o bacalhau com os sons alegres da tradição minhota, com o Encontro Concelhio de Bombos, no domingo, às 10 horas.

Durante a tarde, a partir das 15 horas, realiza-se o tradicional Desfile da Tradição com todos os Grupos Folclóricos do Concelho.

Fonte: Município de Ponte de Lima
26 de fevereiro de 2019

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões