Romaria Limiana de 2017

 

Romaria Limiana de 2017


 

25 de Junho (Domingo) – Vila Guiné – Parque Florestal do Monsanto, junto ao Estádio de Pina Manique, em Lisboa

 

 

A Casa do Concelho de Ponte de Lima tem-se afirmado, ao longo dos seus 30 anos de vida, como uma das mais dinâmicas casas regionais da Capital, como vem sendo reconhecido por entidades públicas e privadas, nomeadamente pelos Municípios de Ponte de Lima e de Lisboa e pelas restantes casas regionais que integram a ACRL - Associação das Casas Regionais em Lisboa, reflexo das suas múltiplas realizações culturais e recreativas.

Entre as suas principais iniciativas regulares, destaca-se a Romaria Limiana, uma das mais antigas e representativas manifestações da cultura popular do Alto Minho promovidas pela Casa do Concelho de Ponte de Lima, que, a par de outras iniciativas, tem contribuído para o fortalecimento do intercâmbio cultural e dos laços de amizade que unem esta associação a Ponte de Lima, às restantes casas regionais e a outras instituições de índole cultural sedeadas em Lisboa.

A Romaria Limiana de 2017 tem o seguinte

 

Programa

 

09:00 h – Alvorada

11:00 h – Missa Campal presidida pelo Reverendo Padre Borga

15:30 h – Desfile dos grupos participantes e entrega de lembranças

16:00 h – Início das actuações dos grupos participantes:

  • Grupo de Cavaquinhos da Casa do Concelho de Ponte de Lima – Lisboa
  • Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos da Azambuja – Azambuja
  • Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez – Lisboa
  • Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Ponte de Lima – Lisboa
  • Grupo de Concertinas da Casa do Concelho de Castro Daire - Lisboa

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões