Município de Ponte de Lima disponibiliza cerca de 160 camas no âmbito do Plano Operacional Municipal para o Coronavírus
No seguimento da aprovação do plano de operações nacional e do plano de operações distrital para o coronavírus, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o Plano Operacional Municipal para o Coronavírus (POMCov), no dia 26 de março de 2020.
Entre as instruções de definição das estruturas de coordenação política, as estruturas de coordenação institucional e as estruturas de comando operacional, bem como a definição das respostas internas e operacionais das várias estruturas definidas, o Plano prevê a criação de alojamento a vários níveis para dar resposta a uma situação de emergência. Entre eles é dada resposta para isolamento social para infetados com necessidades sociais (81 camas), isolamento profilático para trabalhadores de saúde e agentes de proteção civil (77 camas).
Também é criado alojamento para grupos de reforço ou grupos adaptados para as mais variadas situações necessárias com número de camas a definir de acordo com as necessidades, disponibilizando para o efeito seis pavilhões desportivos municipais, pelas suas características nomeadamente a sua dimensão e a existência de balneários.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
26 de março de 2020
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões