A Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima comemorou os 490 anos da sua fundação no dia 2 de agosto de 2020, com a celebração da Eucaristia na Igreja da Misericórdia, que teve a participação ativa dos seus Órgãos Sociais, Irmãos e Colaboradores.
Mediante o cumprimento de todas as regras da Direção Geral da Saúde, durante a solene celebração, o Provedor, Dr. Alípio Gonçalves de Matos, procedeu à entrega do diploma de Irmão Honorário ao Dr. Francisco Maia de Abreu de Lima, distinção proposta pela Mesa Administrativa e aprovada pela Assembleia Geral da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, no dia 20 de junho de 2020.
O Dr. Francisco Maia de Abreu de Lima é Irmão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima desde 25 de fevereiro de 1961. Ao longo dos anos foi sempre um Irmão ativo nas Assembleias Gerais, acompanhou as obras da Instituição e procurou intervir nas reuniões de uma forma atenta e construtiva. A distinção de Irmão Honorário pretende reconhecer o seu mérito social e serviços relevantes prestados, a sua colaboração no progresso e desenvolvimento da Instituição, promovendo o seu prestígio, respeito e utilidade perante a coletividade.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões