A carreira política de Francisco de Abreu de Lima, por Francisco Castelo Branco

 

A carreira política de Francisco de Abreu de Lima, por Francisco Castelo Branco



Francisco Castelo Branco



A carreira e a vida de Francisco Maia de Abreu de Lima são marcadas pelo sucesso. O número de cargos que desempenhou é sinónimo de uma dedicação total ao Estado Português, seja no governo onde começou o seu percurso como Secretário do Ministro das Corporações e Previdência Social, entre 1961 e 1970, ou na Câmara Municipal da vila mais antiga de Portugal. Em todo este trajecto, a competência, o empenho, mas também a correcção com que sempre encarou os problemas fazem deste um homem íntegro. A questão que muitos limianos podem colocar é saber se Francisco Abreu Lima foi um político ou simplesmente um homem ao serviço da causa comum. Embora estejam relacionados, os dois cargos são diferentes porque nos dias de hoje os políticos não são muito bem vistos pela generalidade das pessoas. No entanto, quando se deu o 25 de Abril só ia para a política quem queria servir o interesse público. Francisco Abreu Lima é sem dúvida um homem que se interessou muito mais em tomar decisões tendo em vista o bem comum. Apesar de todo o sucesso e dedicação não se percebe como é que um homem de Direita fez parte de uma Associação Sindical como foi o Sindicato Nacional dos Motoristas do Distrito de Lisboa, por duas vezes. Não se conhece nenhuma vocação de esquerda a Francisco Abreu Lima, pelo que o exercício desta função só pode ser explicado pela enorme vontade do antigo presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima em contribuir para o associativismo público.

O vasto currículo político do homenageado só foi possível graças a uma brilhante carreira académica que lhe permitiu aceder a cursos especializados no sentido de servir a causa pública, em particular colocar em prática os conhecimentos para melhorar o bem-estar da população limiana que sempre esteve no coração de Francisco Abreu Lima.

Este homem de carácter, íntegro, que nunca virou as costas à população limiana, é o meu Avô.

 

In: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 40, de Dezembro de 2014

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões