Belozinda Varela – Belozinda Vieira Penha Varela – (1908–2002), nascida e criada em Ponte de Lima, era sobrinha de Clara Penha, grande referência da origem do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, com quem começou a trabalhar, ainda muito jovem, no Restaurante Clara Penha, onde se manteve durante cerca de sessenta anos.
Chamada muitas vezes de Clara Penha, pela continuidade que assegurou na gestão do restaurante familiar, Belozinda Varela manteve a genuinidade do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, fazendo as delícias de exigentes clientes provenientes de várias zonas do país.
Acompanhada por Maria do Carmo Brito, Belozinda Varela percorreu o país como embaixadora do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima. O Festival de Gastronomia de Santarém, as degustações no Casino Estoril e as recepções em Lisboa são roteiros habituais nesta divulgação do património gastronómico do Alto Minho. Mas sempre com preocupação na originalidade, na autenticidade e na qualidade.
Belozinda Varela foi distinguida com a Medalha de Bronze atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 9 de Setembro de 1985.
Fonte: Sarrabulho de Ponte de Lima – A Gastronomia da Tradição, 2011
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões