Clara Penha

Clara Penha

Grande referência da origem do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima

 

 

 

Clara Penha (1836–1924) é considerada a pioneira da restauração contemporânea de Ponte de Lima e a grande referência da origem do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

No início do século XX, pela intervenção de Clara Penha, dona de uma das mais importantes pensões de Ponte de Lima, o Sarrabulho, de cozinha étnica e familiar, rico de ingredientes e sabores, passou a ser servido nos mais diversos restaurantes da Ribeira Lima.

Conhece-se o profissionalismo de Clara Penha, que alguns textos registaram para o futuro, como acontece com o testemunho de um dos primórdios momentos de restauração do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, na Missa Nova do Cónego Barbosa Correia:

Tocavam os sinos… Fatos domingueiros, argolas e fios a reluzir… A Matriz enchia-se, nesse primeiro dia de 1916, para ver Manuel José Barbosa Correia, o filho do Mestre-de-obras do rico brasileiro da Villa Morais a celebrar a sua Missa Nova.

Clara comandava um regimento de mulheres a preparar o repasto para o jovem padre, fidalgos, clero e ricos-homens do Vale do Lima. Cozia-se o arroz, fritava-se a beloura, alourava-se os rojões, enfim preparava-se o Sarrabulho enquanto a pequena sobrinha, vaidosa nos socos novos, namoriscava o leite-creme e a aletria...

Sua sobrinha, Belozinda Penha Varela (1908-2002), deu seguimento ao seu labor, o qual se foi proliferando na restauração de Ponte de Lima, pelas ligações matrimoniais com outras famílias ligadas à gastronomia limiana, sobretudo a de Rosa de Sá, bem como através de muitas cozinheiras afamadas, originando um notável conjunto de restaurantes que dão continuidade ao trabalho iniciado por todas aquelas precursoras.

O emblemático edifício onde funcionou o Restaurante Clara Penha, na Rua General Norton de Matos, em Ponte de Lima, foi recuperado pelo Município de Ponte de Lima em 2013, sendo actualmente um espaço (Clara Penha – Casa dos Sabores) destinado a promover e a valorizar a cozinha do Alto Minho, nomeadamente o típico e genuíno Arroz de Sarrabulho, bem como a desenvolver acções de defesa e promoção da gastronomia tradicional limiana, funcionando também como centro de formação na área gastronómica.

Fonte: Sarrabulho de Ponte de Lima – A Gastronomia da Tradição, 2011

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões