Saboreie a Subida (Dinamarca)

Saboreie a Subida (Dinamarca)


Concepção da ideia e concepção técnica

  • Rasmus Andersen — Arq.º Paisagista
  • Michaela Wahlmüller — Arquitecta
  • Drew Parli — Arquitecto
  • Janine Tüchsen — Arquitecta

 

Produção

  • Município de Ponte de Lima

 

Em reconhecimento da intensa relação entre cultivar e degustar um jardim, Saboreie a Subida procura criar uma ligação pública mais significativa com os alimentos que cultivamos e os lugares onde se consomem – uma espécie de café-jardim local e prático.

Desenhado como estrutura de superfície verde, alerta para a actividade necessária para produzir frutos e legumes, assim como para a compreensão da importância da comida caseira em geral.

A ideia passou por criar um jardim de socalcos, com degraus, plataformas e caixas de plantas. Estes elementos surgem no meio da horta, variam de tamanho e altura de modo a dar espaço às variadas quantidades de pessoas que os utilizam. O resultado é uma interacção entre o visitante e a natureza, uma vez que as pessoas integram uma parte importante do visual do jardim.

Para que o desenho do jardim seja o mais verde possível, o projecto desenrola-se de uma maneira que permite às plantas crescerem naturalmente em direcção ao sol.

Construir o jardim em sobreposição de estruturas aumenta a superfície total e divide verticalmente o jardim, cuja implantação se desenvolve geralmente apenas num só plano (ao nível do solo), em duas experiências de jardim muito diferentes: a primeira, um jardim soalheiro de socalcos e a segunda, um jardim secreto ensombrado.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões