Concepção da ideia e concepção técnica
Produção
A ideia de despensa sugere uma acumulação de alimentos e embalagens (enlatados, pacotes, frascos…) dispostos de maneira ordenada.
A presente despensa configura-se através de dois tipos de recipientes cilíndricos que geram todo o espaço.
Uma grande nódoa vermelha, de tomate derramado, estende-se ao longo do jardim, como que escavando um espaço transitável.
O visitante percorre o jardim através dum tapete de latas vermelhas rodeado por uma estrutura de cor branca que serve de banco e de suporte a varões decorados com latas de conserva, que fazem de floreiras, permitindo uma conquista do espaço também de forma vertical.
Para além do tapete de latas, o solo está coberto de basalto e a vegetação surge de forma espontânea, como que invadindo o espaço entre as latas de tomate e contribuindo, com uma grande variedade de formas e tons de verde, para a beleza da composição.
O resultado final traduz-se num forte contraste de cores: preto-vermelho-branco-verde.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões