Peregrinação (Inglaterra)

Peregrinação (Inglaterra)


Concepção da ideia e concepção técnica

Les Baker – Diretor da Reckless Orchard e Arquiteto Paisagista

Scott Farlow – Artista e Arquiteto Paisagista

Winifred Baker – Diretora da Reckless Orchard

 

Produção

Município de Ponte de Lima

 

Bem-vindos, peregrinos. Viagem pelo jardim da vida.

Cheio de múltiplas contradições. Escuro e claro. Crença e dúvida. Nascimento e morte.

Através de um pequeno portal - uma porta emoldurada. Um começo. Um ventre. Depois uma fonte simbólica de pedra. Uma sensação de antecipação. Tu és atraído pela luz. Para o desconhecido.

Navegue pelo caminho sinuoso em busca de ti mesmo. Procura um espaço de contemplação e reflexão; verdade e iluminação. A própria vida liga das trevas à luz e às trevas de volta à luz. E por aí fora. Interligado. Translúcido. Trevas e luz. A tua caminhada é a busca por um momento sagrado de verdade pessoal. Uma conexão com o espírito do lugar.

Um espaço de contemplação é marcado por uma torre e um santuário - uma escultura de aço e uma estrutura de pedra - símbolos de pureza e simplicidade, forma e espaço. Expressões de certeza, integridade e interconexão. A torre alcança os céus e representa as tuas orações; as tuas esperanças e sonhos.

Uma estrutura simples de granito e metal - talvez um templo, uma casa ou o paraíso - oferece tranquilidade e descanso à sombra das trepadeiras. A luz dança na superfície de uma piscina radiosa, as sombras tremeluzem alegremente com os espíritos brilhantes e reluzentes. Um salpico de cor é um eco das antigas tradições de oração. Tu estás exaltado. Limpo. Iluminado.

Tu meditas. Tu até podes acreditar. Toda a vida aqui está interligada, neste pequeno santuário. Uma catedral do espírito humano. Para o teu e o meu. Para a natureza. Para a memória. Para a fé.

Para a esperança e confiança. Para a humanidade. Para os elementos. Para a terra. Para os céus. E além...

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões