Terramoto do Dia de Todos os Santos (EUA)

Terramoto do Dia de Todos os Santos (EUA)


Concepção da ideia e concepção técnica

Petar Iliev (Thrace Design Studio) – Paisagista

Yuliya Iliev (Thrace Design Studio) – Paisagista

 

Produção

Município de Ponte de Lima

 

A 1 de novembro de 1755, enquanto muitos se encontravam nas igrejas, o terremoto do Dia de Todos os Santos sacudiu a capital de Portugal, Lisboa. A cidade foi destruída e as pessoas que sobreviveram ficaram com medo.

Enquanto alguns encontraram consolo na religião, outros começaram a questionar a visão bíblica do mundo e a procurar respostas distintas. O terremoto impulsionou a época tecnológica e intelectual, a Era da Razão.

Durante esse período, as ciências e as humanidades floresceram. Um exemplo disso é a “gaiola pombalina”, uma estrutura anti-sísmica de madeira usada na reconstrução dos edifícios destruídos de Lisboa. Este jardim “Terramoto do Dia de Todos os Santos” fala-nos sobre o antagonismo entre religião e razão. Baseadas na geometria cruzada, as estruturas com colunas inclinadas colocadas no seu interior simbolizam a religião, enquanto as estruturas baseadas na geometria da “gaiola pombalina” com colunas retas representam a razão. O debate entre religião e razão aparece-nos nas áreas de plantações separadas e nos blocos de pedra espalhados aleatoriamente, representando o movimento das placas tectônicas durante um terremoto e as ruínas que se formam posteriormente.

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões