Jardim dos Quatro Elementos (Holanda)

Jardim dos Quatro Elementos (Holanda)


Concepção da ideia e concepção técnica

  • Akunzo: Karola Pezarro – Artista
  • Aris de Bakker - Artista

 

Produção

  • Município de Ponte de Lima

 

Os quatro elementos – ar, terra, fogo e água – são a base deste jardim, visualizados em obras de arte que intensificam a percepção do visitante. Um passeio pelo jardim convida todas as pessoas a experimentar pelo toque, cheiro, som e visão.

“Olha para cima, olha para o céu… vê o que está por cima de ti”. O foco central no jardim é uma escultura em forma de vaso que abre para o céu, construída com ramos de salgueiro. Os visitantes podem entrar na escultura e sentir o céu por cima. Ouvimos o som do ar pelas conchas movidas pelo vento.

“Toca a terra e a erva”. Ao longo do caminho à esquerda do jardim, observamos o cone achatado de terra e no outro lado do caminho o negativo desta forma cavado na terra. Tanto a forma como a contra-forma são reforçadas por uma estrutura de ramos de salgueiros – estas formas referem-se ao elemento terra.

“Sente e saboreia o calor”. Perto do fim deste caminho, o visitante encontra uma estufa cónica onde crescem pimentos vermelhos e cor-de-laranja, referentes ao elemento fogo.

“Borrifa com água”. No fim do caminho, uma instalação de baldes representa o elemento água. Os baldes estão muito juntos e formam uma paisagem aquática com juncos. Os visitantes podem circular pela instalação e são convidados, pela presença dos baldes com água, a borrifar as plantas.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões