Concepção da ideia e concepção técnica
Produção
Este “Jardim do Círculo” oferece espaço para descobrir a nossa paz interior, a tranquilidade de espírito.
Para conseguir este objectivo, aplicam-se alguns métodos de jardim Zen “Simplicidade” e “Karesansui (jardim de paisagem seca)” neste projecto.
Toques orientais convidam os visitantes a dirigir-se ao círculo interior, que representa o nosso espírito puro, sem manchas.
Passar pelo túnel de bambu funciona como uma transformação do estado mental, originando uma despreocupação com os passos físicos e proporcionando um verdadeiro desligar das nossas inquietações quotidianas.
A parte central está rodeada de telas, em forma de cortina e em círculo. Quando os visitantes abrem as cortinas para entrar no círculo interior, literalmente, “descobrem”< des (retirar) - cobrem (cobrir) > a coisa mais importante.
À volta do jardim seco, no meio, os visitantes podem sentar-se para apreciar a tranquilidade, o murmúrio das folhas de bambu, a yoga ou a reflexão que surge de maneira espontânea e é uma autêntica dádiva para cada um dos indivíduos.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões