Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima

 

Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima

 

As primeiras sementes da Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima foram lançadas aquando da realização das Jornadas de Turismo promovidas pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, sob o tema “Produtos Tradicionais – Protecção das Denominações de Origem”, realizadas no dia 6 de Junho de 2003 no Auditório da Assembleia Municipal de Ponte de Lima.

Nessas jornadas, em que foi feita uma reflexão sobre a importância dos produtos tradicionais e modos de produção ancestrais, ressaltou a importância do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima para a economia local e a necessidade de preservar a qualidade dos ingredientes e matérias-primas que constituem a sua receita.

No dia 12 de Março de 2004 teve lugar a realização do Seminário de apresentação do Projecto da Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima no Auditório da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, sendo presidida pelas Entidades proponentes, especificamente, Dr. Francisco Sampaio – Presidente da Região de Turismo do Alto Minho; Eng.º Amâncio Cerqueira – Presidente do Conselho Executivo da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima; Eng.º Daniel Campelo – Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima; Eng.º Manuel Barroso – Presidente do Conselho Directivo da Escola Superior Agrária; Eng.º João Pimenta – Presidente da Direcção da Associação Empresarial de Ponte de Lima e Eng.º José Adolfo Azevedo – Presidente da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

Promoveu-se um painel temático – “O Sarrabulho na História da Alimentação do Concelho de Ponte de Lima” –, e analisou-se, ainda, a ligação do Sarrabulho aos Vinhos Verdes. Foram oradores convidados o Dr. Francisco Sampaio, o Dr. Tito de Morais e o Enólogo Eng.º Anselmo Mendes. Esta sessão contou com a presença de proprietários de diversos restaurantes que manifestaram, desde logo, a sua adesão voluntária ao projecto.

No dia 25 de Janeiro de 2006 a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, a Câmara Municipal de Ponte de Lima, a Região de Turismo do Alto Minho, a Associação Empresarial de Ponte de Lima, a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, a Adega Cooperativa de Ponte de Lima e, a título individual, os senhores António Abílio Barros Sá Lima, Dr. Adelino Tito Vieira Barros de Morais e Dr. Franclim Alves Castro e Sousa assinam, na qualidade de Sócios Fundadores, a escritura de constituição da “Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima” cujo objecto social se traduz em promover o prato Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima realçando o seu valor gastronómico, o seu significado histórico e o seu interesse popular, turístico, cultural e económico.

No dia 31 de 31 de Janeiro de 2008 decorreu, no Salão Nobre do Município de Ponte de Lima, a eleição dos Corpos Sociais da Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

Desde a sua fundação que a Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima prossegue a sua missão com um leque diversificado de iniciativas, no âmbito das quais destacamos as Tertúlias Gastronómicas sob a égide do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima. É com confessado orgulho que a Direcção da Confraria regista o êxito destas Tertúlias Gastronómicas que cumprem importantes objectivos, desde conhecer as particularidades e especificidades inerentes à forma de confecção do Sarrabulho (é na diversidade que reside a riqueza); promover o intercâmbio de saberes e de práticas entre cozinheiros e proprietários de restaurantes; atrair novos Confrades; e, sobretudo, estreitar laços e proporcionar uma sadia convivialidade entre os Confrades.

 

Texto: Direcção da Confraria (2011)

In: Sarrabulho de Ponte de Lima: A Gastronomia da Tradição
Edição: Município de Ponte de Lima, Fevereiro de 2011

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões